Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática é um tratamento realizado pelo cirurgião dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial e consiste no ato operatório de reposicionamento dos ossos maxilares em casos de deformidades dento-faciais. Seu objetivo é obter uma oclusão dentária funcional ideal associado à melhora da estética facial.
Prognatismo mandibular
O prognatismo mandibular é um crescimento exagerado do crescimento do maxilar inferior. Nestes casos os pacientes apresentam a aparência de “queixo grande”. O tratamento destes casos pode ser realizado apenas pelo recuo da mandíbula ou pelo avanço da maxila, ou ainda pela combinação de recuo mandibular e avanço maxilar.
Retrognatismo mandibular
O retrognatismo mandibular é uma deficiência no crescimento do maxilar inferior. Nestes casos os pacientes apresentam a aparência de “queixo pequeno” e, muitas vezes, podem apresentar um acúmulo de tecidos moles na região do pescoço, pela falta de suporte ósseo, que resulta em graves distúrbios do sono como a síndrome da apnéia obstrutiva do sono. O tratamento consiste no simples avanço mandibular ou também em associação ao avanço do mento (avanço do queixo).
Mordidas cruzadas
A mordida cruzada é uma deficiência transversa da maxila que se desenvolve quando a arcada superior não se encaixa corretamente na arcada inferior, estando os dentes superiores para dentro dos dentes inferiores. Para os pacientes em fase de crescimento, o tratamento da mordida cruzada podo ser realizado apenas por aparelhos ortodônticos. Porém, em adultos, o tratamento necessita da combinação de uma cirurgia de disjunção maxilar com a utilização de aparelho ortodôntico.
Mordida aberta
A mordida aberta corresponde a uma condição em que os dentes anteriores da arcada superior não conseguem estabelecer contato oclusal com os dentes da arcada inferior. Nestes casos os pacientes podem apresentar o hábito de interposição lingual, além de dificuldade de mastigação e fonética. O seu tratamento depende de uma criteriosa avaliação individual do caso, podendo ser necessária a realização de cirurgia tanto na maxila quanto na mandíbula.
Sorriso gengival (Face longa)
O sorriso gengival corresponde a um aumento do crescimento vertical da maxila. Nestes casos os pacientes mostram excessivamente os dentes superiores assim como mostram muita gengiva ao sorrir. O seu tratamento consiste em reposicionamento superior da maxila.
Assimetrias faciais
As assimetrias faciais ocorrem quando há um crescimento desigual da face, desviando os dentes anteriores e o mento (queixo) para um dos lados. O seu tratamento depende de uma criteriosa avaliação individual do caso, podendo ser necessária a realização de cirurgia tanto na maxila quanto na mandíbula.
Cirurgias
Orientações Gerais
Quando está indicada a cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática está indicada aos pacientes com idade acima dos 17 anos, portadores de problemas graves de maloclusão dentária e que apresentam a estética facial comprometida. Nestes pacientes, se for realizado apenas o tratamento ortodôntico, não se conseguirá um bom resultado final e possivelmente, após a retirada do aparelho, os dentes voltarão a ficar desalinhados e os pacientes permanecerão descontentes com a estética facial. É importante destacar que a consulta ao cirurgião-dentista, tanto o ortodontista quanto o cirurgião bucomaxilofacial é de extrema importância para se obter um correto diagnóstico e um adequado plano de tratamento.
Quais os riscos desta cirurgia?
Com a evolução científica das técnicas cirúrgicas e com profissionais cada vez mais capacitados, principalmente no planejamento da cirurgia, os riscos cirúrgicos são considerados mínimos.
Antes da cirurgia, é realizada uma série de exames laboratoriais e uma avaliação cardiológica, com o objetivo de minimizar ainda mais qualquer risco e se observado alguma alteração a cirurgia será adiada. Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e o paciente permanece monitorado por aparelhos durante todo o procedimento e sob os cuidados de um médico anestesista.
Como é a recuperação após a cirurgia?
O paciente submetido à cirurgia ortognática permanece internado no hospital em média por 2 dias e necessita de 10 a 15 dias de repouso, antes de voltar ao trabalho. A dor neste período é inexistente ou mínima devido ao uso de antiinflamatórios e analgésicos. Algum inchaço do rosto é esperado e este tende a regredir na 1ª semana. É importante observar que não há presença de cicatriz na face, pois toda a cirurgia é realizada por dentro da boca. A dieta alimentar deve ser líquida na 1ª semana seguida de alimentos macios durante o 1º mês. Após um período de 6 semanas, o paciente pode retornar ao ortodontista para finalizar o tratamento ortodôntico.
Dr. Ricardo D'Avila
Cirurgião Bucomaxilofacial
Rua Jesuíno Arruda, 676 - cjs 117/118 | 04532 082 | Itaim Bibi | São Paulo-SP